Projetos piloto
Realizamos mais de 25 testes-piloto de novas tecnologias por ano como uma porta de entrada para estabelecer parcerias
Como parte do programa de start-ups da Iberdrola - PERSEO -, nós realizamos projetos-piloto com diferentes empresas para testar as novas tecnologias e modelos de negócios oferecidos pelas áreas de interesse de nossos negócios. Estes testes-piloto em ambientes reais representam um passo preliminar na busca de empresas emergentes com as quais estabelecer relações de negócios.
Desde 2017, mais de 2 milhões de euros foram dedicados a testes piloto em tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) ou blockchain, entre outras.
Todos os anos, a Iberdrola realiza mais de 25 testes-piloto com start-ups, nos quais testa tecnologias inovadoras a fim de avaliar a viabilidade de implementá-las nos negócios. Trata-se de uma excelente fase preliminar para identificar as empresas tecnológicas com as quais se pode estabelecer uma relação comercial ou de colaboração de maior duração, ou inclusive um investimento através do PERSEO, fomentando assim a cultura da inovação.
No final de 2022, o PERSEO havia realizado mais de 100 pilotos, de aplicabilidade nos diferentes negócios do grupo Iberdrola em todo o mundo. Estes testes reais, ou projetos-piloto, dão às empresas emergentes a oportunidade de testar sua tecnologia em um ambiente real, assim como ter acesso a grandes volumes de dados úteis e conhecimentos úteis para seus testes, além da possibilidade de expansão através de acordos comerciais ou desenvolvimentos futuros.
Desde o início desta atividade, em 2017, foram destinados mais de 2 milhões de euros a estes projetos-pilotos, que abordaram tecnologias como Inteligência Artificial (IA), machine learning, Internet das Coisas (IoT) e cadeia de bloqueios. Este investimento teve um impacto positivo nos negócios, principalmente em forma de economia, aumento da competitividade, da eficiência e do posicionamento da empresa.