Programa 'Electricidade para todos'
Levamos eletricidade para mais de 16 milhões de pessoas que carecem dela
O grupo Iberdrola marcou um objetivo para o programa Eletricidade para todos: levar eletricidade, até 2030, para mais de 16 milhões de pessoas em 2030 que atualmente não têm acesso à energia.
Garantimos o acesso à eletricidade da população de países emergentes e de países em desenvolvimento. Locução do vídeo (Versão espanhola) [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Mapa do programa Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. Comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Calcula-se que atualmente cerca de 600 milhões de pessoas não têm acesso aos serviços essenciais de energia, o que afeta negativamente a qualidade de vida e as oportunidades de desenvolvimento delas.
O programa Eletricidade para todos é a resposta da Iberdrola à chamada feita pela comunidade internacional para ampliar o acesso universal a formas modernas de energia, com modelos ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente inclusivos, vinculando sua finalidade ao ODS 7.1. O programa busca garantir o acesso à eletricidade em países emergentes e em países em desenvolvimento, bem como pessoas vulneráveis nos países desenvolvidos. Recentemente, a empresa assinou um novo empréstimo sustentável de 1.500 milhões de euros, vinculado a esses objetivos.
Essa ambiciosa iniciativa está focada no desenvolvimento de ações sustentáveis de eletrificação, para as quais aproveitamos nossa capacidade técnica, logística, organizacional e financeira.
O programa Eletricidade para todos conta com quatro linhas de atuação:
- Financiamento de projetos por meio do investimento em capital.
- Atividades realizadas pelos negócios dos países onde a Iberdrola está presente.
- Desenvolvimento de projetos com alto componente social, por meio de ONGs e do voluntariado corporativo.
- Acesso a pessoas vulneráveis nos países desenvolvidos, através de diferentes acordos e projetos para ajudar os clientes vulneráveis.
Desde o lançamento do programa Eletricidade para todos em janeiro de 2014, contribuímos para que 11 milhões de pessoas se beneficiem do acesso à energia por meio de projetos realizados em diferentes países da América Latina e da África.
Programa 'Eletricidade para todos' Nota [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.
Luzes de esperança (México)
Quase 270.000 residências no México não têm acesso à eletricidade, de acordo com o Censo Populacional e Habitacional 2020 do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).
A Iberdrola México, em parceria com a Iluméxico, lançou o projeto Luces de Esperanza Link externo, abra em uma nova aba. (Luzes de esperança), um projeto que levará energia elétrica a 60 comunidades rurais do México — nos estados de San Luis Potosí e Oaxaca —, graças à instalação de painéis solares em moradias, escolas, centros de saúde e espaços comunitários. O programa, que tem duas fases, possui um investimento de 60 milhões de pesos mexicanos e beneficiará 12.000 pessoas nos próximos cinco anos.
San Luis Potosí
A primeira fase aconteceu em 2019 quando o projeto Luzes de Esperança chegou a comunidades da região Huasteca Potosina Link externo, abra em uma nova aba. (San Luis de Potosí), onde foram identificados 48 residências e três centros comunitários. Na segunda fase serão eletrificadas uma centena de moradias Link externo, abra em uma nova aba. e quatro espaços comunitários em 36 comunidades de outras cinco localidades.
Oaxaca
Em 2020 chegamos ao município de Pochutla Link externo, abra em uma nova aba., perto da costa de Oaxaca, a fim de instalar 95 equipamentos que fornecerão energia solar para moradias de nove comunidades, beneficiando 380 pessoas. Em 2022, mais de 400 pessoas foram beneficiadas e 115 casas foram eletrificadas no estado de Oaxaca.
'Luzes de esperança' leva eletricidade ao município de Pochutla, localizado na costa de Oaxaca.
'Luzes de esperança' leva eletricidade à região da Huasteca Potosina (San Luis Potosí).
'Luzes de esperança' leva eletricidade à região da Huasteca Potosina (San Luis Potosí).
Nessas localidades também são ministradas oficinas — com a organização ConcentrArte — sobre educação ambiental e geração de energia para crianças e adultos, além de atividades de convivência para fortalecer a coesão social.
O progresso dos resultados do projeto irá acompanhado pelo Programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que documentará sua contribuição para a consecução da Agenda 2030.
Luz para todos (Brasil)
"O direito de morar na zona rural com dignidade". Essa frase da Julinda dos Santos, Biquinha, representa bem o programa Luz Para Todos, realizado pela Neoenergia* em parceria com o Governo Federal do Brasil de forma a promover universalização da energia elétrica na área rural.
Biquinha é uma das 2,4 milhões de pessoas que foram beneficiadas com este programa na Bahia desde a sua implantação, em 2004, até setembro de 2020 Link externo, abra em uma nova aba.. Nestes 16 anos, já são 664 mil casas atendidas em 415 cidades e a meta é energizar todo o estado até 2021.
A iniciativa, que segue no território baiano até dezembro de 2021, já passou por Pernambuco (com 102.157 casas atendidas entre 2004 e 2015), Rio Grande do Norte (57.654), São Paulo e Mato Grosso do Sul (49.458 entre os dois estados de 2005 a 2016) — áreas de concessão da Neoenergia* — transformando a vida de pessoas e o cenário das cidades.
Dentro do programa, a filial brasileira da Iberdrola levou energia elétrica aos índios da aldeia de Patiburi Link externo, abra em uma nova aba., situada na localidade de Belmonte (sul da Bahia). A iniciativa beneficiou 25 famílias de origem Tupinambá, os primeiros habitantes do Brasil, e permitiu o funcionamento de uma escola de ensino fundamental, que atenderá cerca de 30 crianças da comunidade.
Para isso, foram instalados 256 postes, linhas de média e baixa tensão e sete transformadores.
A Iberdrola com os refugiados
A Iberdrola aderiu à primeira aliança público-privada para levar eletricidade aos campos de refugiados, a Alianza Shire, que favorece o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essa iniciativa está especialmente vinculada ao objetivo número 7, que busca garantir o acesso a uma energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos; assim como ao número 17, que pretende fortalecer os meios de implementação e revitalizar a Aliança Mundial para o Desenvolvimento Sustentável.
Graças a esse compromisso com o ODS 17, a Alianza Shire foi homenageada nos Reconhecimentos go!ODS, organizado pela Rede Espanhola do Pacto Mundial — a iniciativa mais importante promovida pelas Nações Unidas para avançar rumo à sustentabilidade do setor privado — e pela Fundação Rafael del Pino.
Link externo, abra em uma nova aba.
(*) Disponível na versão em espanhol.
* A Iberdrola, S.A. tem uma participação indireta de 50 % + 1 ação na Neoenergia, S.A.