Prêmios ao Fornecedor Global do Ano 2023
Entregamos os Prêmios Iberdrola Global Fornecedor do Ano
Nesta edição, os prêmios foram concedidos a seis empresas que se destacam por seu compromisso com a inovação, igualdade, qualidade, sustentabilidade e criação de empregos, entre outros.
Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola
Esses prêmios não se referem apenas à eficiência econômica ou à agilidade nas operações, mas também à contribuição para um modelo econômico mais verde, mais justo e mais sustentável que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa com valores que quer ao seu lado as empresas que compartilham nossa visão
Fornecedor Global do Ano 2023: Aliados para a industrialização verde
A Iberdrola reuniu cerca de 100 líderes empresariais internacionais para a entrega dos Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2023, um reconhecimento que destaca seu papel fundamental na geração de emprego, riqueza e na transição para uma energia mais sustentável.
Ignacio Galán, presidente executivo da Iberdrola, afirmou que "esses prêmios não se referem apenas à eficiência econômica ou à agilidade nas operações, mas também à contribuição para um modelo econômico mais verde, mais justo e mais sustentável que gere oportunidades para todos. Somos uma empresa com valores que quer ao seu lado as empresas que compartilham nossa visão". Galán também incentivou os participantes do evento, que ele descreveu como "aliados da industrialização verde", a continuar colaborando com a empresa para gerar valor tangível em todo o mundo, enfatizando que eles estão apenas no início de uma verdadeira revolução que garantirá a autonomia energética e a descarbonização.
Nesta edição, os prêmios foram entregues a seis empresas que se destacaram por seu compromisso com a inovação, igualdade, qualidade, sustentabilidade e criação de empregos, contribuindo assim para uma economia descarbonizada por meio de investimentos em energias renováveis, redes inteligentes, projetos de armazenamento em grande escala e soluções inovadoras para seus clientes. Na Iberdrola, continuamos implementando uma estratégia de desenvolvimento de fornecedores locais para nossas compras estratégicas, gerando empregos diretos e indiretos e mantendo uma sólida presença industrial nos países onde operamos, com cerca de 400.000 empregos indiretos criados por nossas compras em 2022.
Na Iberdrola, continuamos a implementar uma estratégia de desenvolvimento de fornecedores locais para nossas compras estratégicas.
As seis empresas homenageadas nos Prêmios Globais ao Fornecedor do Ano 2023 são:
- O Prêmio Fornecedor do Ano foi concedido à empresa brasileira ITB Equipamentos Elétricos. A companhia fabrica transformadores de distribuição para a Neoenergia e a Avangrid, e se destacou por resolver os problemas de falta de capacidade local.
- O prêmio na categoria Recuperação Econômica e Criação de Empregos foi concedido à aliança Navantia - Windar, em reconhecimento à conversão do estaleiro FENE graças ao acordo de colaboração com a Iberdrola e à criação de aproximadamente 400 novos empregos.
- Na categoria Transição Energética, a vencedora foi a escocesa I&H Brown, uma empresa familiar de obras civis que passou do trabalho com carvão para projetos eólicos, baterias e redes.
- Na categoria Sustentabilidade, a Iberdrola reconheceu o trabalho da portuguesa Conduril Engenharia, depois de construir com sucesso a barragem do Alto Támega e obter uma boa pontuação ESG, especialmente na área ambiental, no modelo de avaliação da Iberdrola, projetado para avaliar o posicionamento e o desempenho dos fornecedores nas três áreas fundamentais da sustentabilidade: ambiental, social e governança.
- O prêmio de Diversidade e Igualdade foi concedido à norte-americana WECS Renewables por ser uma Woman-owned company, nomenclatura governamental que reconhece que pelo menos 51% da empresa é administrada e controlada por mulheres, e por contribuir com o objetivo da subsidiária da Iberdrola no país, o Supply Chain Diversity, um programa que aumenta as compras de fornecedores formados por grupos diversos. A WECS é uma fornecedora de peças de reposição e manutenção para o negócio de energia eólica da Avangrid.
- Na seção Empreendedorismo, a vencedora foi a brasileira Voltbras, uma start-up que se destaca por sua solução digital para a interoperabilidade de pontos de recarga de veículos elétricos. Para a Iberdrola Brasil, colaborou no desenvolvimento da plataforma de recarga NEO para clientes e no projeto pioneiro Corredor Verde (Natal a Salvador). O Perseo, o programa de start-ups da Iberdrola, conta com uma participação minoritária na empresa.
Veja os vencedores das edições anteriores:
A Iberdrola reconhece há duas décadas o esforço de seus fornecedores, tanto nos prêmios globais quanto nos locais nos cinco principais países onde está presente (Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e México). Com os prêmios aos fornecedores, a Iberdrola visa incentivar, promover e reconhecer a excelência, o desenvolvimento sustentável, a qualidade, a internacionalização, a inovação, a responsabilidade social corporativa, a criação de emprego e a prevenção de riscos no trabalho.
Nossos negócios nos diferentes países, assim como as unidades corporativas (Meio Ambiente, Qualidade, Inovação, Prevenção, Sustentabilidade, etc.) e a própria unidade de Compras selecionam todos os anos os fornecedores que tenham se destacado particularmente no desenvolvimento de seus contratos.
Gala do Fornecedor do Ano 2022 (versão espanhola)
-
Prêmio Fornecedor do Ano: Ormazabal.
-
Prêmio fabricante de equipamentos: Gonvarri Solar.
-
Prêmio de Internacionalização: Deutsche Windtechnik.
-
Prêmio Empreendedorismo e Inovação: Beeplanet.
-
Prêmio Diversidade e Igualdade: INAEL.
-
Prêmio à digitalização e novas tecnologias: BLUETAB (grupo IBM).
-
Prêmio Obras e Serviços Técnicos: Lizelan.
-
Prêmio Serviços Não-Técnicos: JA Garrigues.
-
Prêmio Transição de Energia: Eco Energías del Guadiana de Extremadura.
-
Prêmio para Sustentabilidade e contribuição SDG: Mil SA Trillo Galicia.
-
Prêmio para a recuperação econômica e criação de empregos: IDESA (GDA-Windar).
Cerimónia de entrega de prémios no México
Além dos prêmios na Espanha, os Prêmios de Fornecedor do Ano também foram realizados no México e foram entregues a 8 aliados estratégicos, além de outros 8 finalistas.
-
Fornecedor do Ano: Vencedor SAPCO e finalista Mitsubishi Power de México.
-
Digitalização e inovação: Vencedor Siemens e finalista Arco Crítico.
-
Saúde e Segurança no Trabalho: Vencedor Mitsui & Co Soluções de Infraestrutura e finalista COPSA Desarrollos.
-
Sustentabilidade: Vencedor Greening Renovables e finalista Projeto Concentrrate.
-
Responsabilidade Social Corporativa: Vencedor Iluméxico e finalista Educación para Compartir.
-
Ética e Conformidade: Vencedor Remo Range Security e finalista SIGMA Construction and Integral Services.
-
Igualdade: Vencedor Aequale e finalista BLK Logistics.
-
Transição energética: Vencedor Solarever Tecnologia da América e finalista Eco Ibérica.
Prêmios ao Fornecedor do Ano 2021
Suas Majestades os Reis, acompanhados da ministra da Educação e Formação Profissional da Espanha, Isabel Celaá, e do presidente do grupo Iberdrola, Ignacio Galán, entregaram os Prêmios ao Fornecedor do Ano 2021. Os prêmios reconhecem o papel-chave da cadeia de valor na consecução dos projetos estratégicos da Iberdrola e a relevância de criar um ecossistema de fornecedores que trabalha com os mesmos objetivos. Os vencedores foram:
RETO Igualdade: Mapfre.
RETO Emprego: Ibermática.
RETO Digitalização: Kirby.
RETO Transição energética: Van Oord.
RETO Menção especial COVID: Amara, Ormazabal, Iturri, Wottoline e DSV.