PERSEO Venture Builder

Investimos para criar um novo modelo de projetos de apoio à eletrificação

PERSEO Empreedimento Transição energética Empresa

A unidade PERSEO Venture Builder nasceu para criar novos modelos de negócios que contribuam para a eletrificação em setores difíceis de descarbonizar.

PERSEO Venture Builder é o programa para a criação de novos modelos de negócios que contribuam para o compromisso da Iberdrola com a inovação

Na Iberdrola, estamos comprometidos com a inovação e a transição energética, e é por isso que, através do PERSEO, criamos o PERSEO Venture Builder. Com esta nova unidade, vamos investir na criação de empresas que trabalham para tornar possível a eletrificação em setores nos quais, a priori, a descarbonização é difícil, como a produção de calor industrial e o transporte pesado, por exemplo.

Através do Venture Builder, trabalhamos no desenvolvimento de iniciativas industriais com alto potencial de crescimento, algo que irá beneficiar a sociedade e a economia. Embora as atividades desta unidade do PERSEO sejam realizadas principalmente na Espanha, não descartamos a promoção em outros mercados em que operamos.

O escopo do Venture Builder

O escopo do Venture Builder

 

O programa Venture Builder facilitará a criação de projetos para aumentar a eficiência energética nos processos de produção para setores difíceis de descarbonizar, assim como aqueles que promovem a economia circular. Estas são as principais linhas de enfoque do programa:

 Apoio à eletrificação

O objetivo é fomentar modelos comerciais que promovam a eletrificação da economia de forma limpa, sustentável e competitiva. Exemplos desses modelos de negócios são a eletrificação de aquecimento e resfriamento residencial e comercial, gestão da eficiência energética em edifícios, sistemas de armazenamento de energia elétrica, eletrificação da micromobilidade e do transporte leve e pesado, entre outros.

 Conseguir eletrificar setores difíceis de descarbonizar

Trata-se de setores que, devido a barreiras tecnológicas ou econômicas, são difíceis de conseguir uma redução significativa de suas emissões de poluentes. Estamos falando principalmente do transporte marítimo ou aéreo de longa distância, ou setores como o aço e aqueles baseados no calor industrial de alta temperatura (aço, plásticos, etc.). O Perseo Venture Builder investirá em projetos que aumentem a eficiência energética em seus processos, assim como naqueles que promovam o uso de tecnologias livres de emissões.

 Impulsionar a economia circular

Em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvemos negócios que promovem um modelo de economia circular em atividades que geram resíduos no campo da eletrificação. Estes incluem projetos eólicos, solares e de armazenamento de energia, entre outros.

 

Principais iniciativas no âmbito do Perseo Venture Builder 

O Perseo Venture Builder apoia e promove uma série de projetos que podemos destacar e descrever, todos eles destinados à descarbonização e à eletrificação de diferentes setores.

 

Net-Zero MAR: o futuro sustentável do setor marítimo

Net-Zero MAR

A Aliança Net-Zero MAR  busca a descarbonização e eletrificação do setor marítimo espanhol com o objetivo de nos tornar líderes na Europa. É uma plataforma colaborativa, sem fins lucrativos, focada na eletrificação e descarbonização da infraestrutura marítima.

A mudança no setor marítimo é necessária, e esse é o momento perfeito para enfrentá-la da mesma forma que a mudança na mobilidade urbana foi iniciada com a introdução de veículos híbridos e elétricos e das novas infraestruturas de carga.

A eletrificação das infraestruturas portuárias e o uso de combustíveis alternativos são dois dos principais pilares que sustentarão a futura descarbonização da indústria marítima. Através desta plataforma, e dentro do marco do Venture Builder, esta plataforma será fundamental para o desenvolvimento de iniciativas de descarbonização industrial, bem como para fomentar um contexto de inovação e digitalização em todo o setor.

 

Basquevolt: baterias de estado sólido para expandir a eletrificação do transporte

Basquevolt

Iberdrola forma parte del consorcio de inversores de la tecnológica vasca Basquevolt , en una iniciativa lanzada en 2022 con el objetivo de poner en marcha una línea de producción de baterías en estado sólido referente en Europa. Este proyecto, con una inversión de más de 700 millones de euros y una perspectiva de generación de más de 800 empleos directos, tiene como objetivo alcanzar los 10GWh de capacidad en 2027.

La tecnología de baterías de litio de estado sólido es la única que alcanza los requisitos más exigentes del sector de la automoción en términos de rendimiento, por lo que se está convirtiendo en el foco estratégico de la industria automovilística.

Basquevolt tiene como objetivo el desarrollo sostenible de los mejores materiales y celdas para baterías, que hagan posible la implantación masiva del transporte eléctrico, el almacenamiento de energía estacionario –incluida la hibridación con sistemas de Hidrógeno-gas– y los dispositivos portátiles avanzados.

 

Carbon2Nature: Créditos de carbono da mais alta qualidade como parte necessária da transição energética 

Carbon2Nature-logo

Criamos a plataforma Carbon2NatureExternal link, opens in new window.  para gerar créditos de carbono vinculados a projetos de soluções baseadas na natureza de alta qualidade. Estamos comprometidos com o mercado voluntário de carbono como um instrumento que permite compensar ou neutralizar a pegada de carbono de nossos clientes internacionais dentro do marco de estratégias ambiciosas de redução, alinhadas com a necessária transição energética rumo à descarbonização e à eletrificação.  

Na Carbon2Nature, contamos com ativos geradores de crédito por meio de Soluções Baseadas na Natureza (NBS, em sua sigla em inglês), como o reflorestamento sustentável e de qualidade com um âmbito global, aberto à criação ou aquisição de novos projetos a serem desenvolvidos. Ao mesmo tempo, pesquisamos novas fontes de captura de CO2, como os solos, por meio da agricultura sustentável, e os oceanos (Blue Carbon). Tudo isso com vistas às metas climáticas e de redução de emissões para 2030.

eHeat Networks: oportunidades de geotermia comunitaria en el Reino Unido

O objetivo de ser Net-Zero em residências no Reino Unido até 2040 e a futura proibição da instalação de caldeiras a gás abrem um caminho de inovação para descarbonizar 20 milhões de casas de forma eficiente e econômica. Em contraste com as vantagens conhecidas da aerotermia, a eHeat Networks irá centrar-se na energia geotérmica como uma tecnologia de eficiência superior se implementada utilizando redes comunitárias em edifícios ou conjuntos habitacionais que permitam a troca e o uso de fontes de calor subterrâneas.

Através do PERSEO Venture Builder, o grupo Iberdrola lançou uma nova empresa chamada eHeat Networks para buscar oportunidades de geotérmicas comunitárias no Reino Unido. A eHeat Networks está buscando de forma ativa expandir suas soluções geotérmicas e construirá sua primeira infraestrutura como parte do Projeto HALO: um projeto urbanístico inovador com zero emissões que está sendo desenvolvido em Kilmarnock (Escócia) e no qual a ScottishPower Link externo, abra em uma nova aba. está participando juntamente com outras instituições.

 

EnergyLOOP: reciclagem das pás dos aerogeradores

EnergyLOOP

A Iberdrola e a FCC Ámbito, uma filial da FCC Servicios Medio Ambiente, lançaram a EnergyLOOP  para liderar a reciclagem de componentes de instalações renováveis, um dos maiores desafios de médio e longo prazo no setor.

O objetivo inicial será recuperar os componentes das pás de aerogeradores, que são principalmente fibras e resinas de vidro e carbono, para sua reutilização em setores como energia, aeroespacial, automotivo, têxtil, químico e construção.

Com esta iniciativa, estamos promovendo a economia circular e contribuindo para a promoção da economia circular na Espanha. Esta nova empresa planeja instalar a primeira planta de reciclagem de pás da Espanha em Navarra, o que criará cerca de 100 empregos diretos e indiretos ao longo da década, e um investimento de cerca de 10 milhões de euros na primeira instalação.

 

Exiom Solar: um compromisso para aproximar a cadeia de valor da energia fotovoltaica

Criamos uma aliança com o grupo empresarial Exiom para instalar em 2023 a primeira grande fábrica de painéis fotovoltaicos na Espanha e uma das primeiras em escala industrial na Europa. Localizada em Langreo (Astúrias), esta instalação conta com um investimento de 20 milhões de euros para promover a industrialização associada à transição energética, além de contribuir para a revitalização econômica das bacias mineradoras com a geração de 115 empregos.

A abertura desta nova instalação é uma resposta ao interesse da Exion e da Iberdrola em alcançar uma fabricação competitiva a nível de União Europeia, focalizada inicialmente nos painéis solares com a possibilidade de estender a colaboração a outros componentes da cadeia de valor fotovoltaico. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso de ambas as empresas de impulsionar a economia em torno do sistema energético do futuro: descarbonizado, eletrificado e baseado em energia limpa.

 

LatemAluminium: um projeto pioneiro de reciclagem de alumínio em larga escala

Nós nos unimos à LatemAluminium com o objetivo de apoiar seu projeto pioneiro de reciclagem de alumínio em larga escala como um meio de impulsionar o setor verde na Espanha. Essa iniciativa está alinhada com nosso compromisso com a economia circular, buscando fechar o ciclo de vida do alumínio e, ao mesmo tempo, apostando pela melhor inovação para acelerar a descarbonização e a eletrificação da economia.

A Iberdrola também se torna parceira energética da LatemAluminium External link, opens in new window. com o objetivo de descarbonizar todos os processos de produção de alumínio verde com eletricidade renovável e hidrogênio verde. O investimento total dessa iniciativa - declarada Projeto Industrial Prioritário - chegará a 120 milhões de euros até 2024 e gerará 800 postos de trabalho até 2026, com mais de 300 empregos diretos e tendo um enorme impacto na zona rural da região de Castela e Leão.