Instituto do Grupo Iberdrola
Desde sua criação, o Grupo Iberdrola está comprometido com o desenvolvimento energético, cultural e social das comunidades onde atua. O trabalho de nossas diferentes fundações, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é fundamental para cumprir esse compromisso.
Por meio de seus institutos, o grupo Iberdrola promove iniciativas sociais que apostam no desenvolvimento econômico, social e cultural dos territórios onde desenvolve sua atividade empresarial. Um dos objetivos dos institutos da Iberdrola é promover mudanças positivas para o desenvolvimento sustentável do planeta e das pessoas mais vulneráveis.
Impactos sociais das fundações do Grupo Iberdrola
Durante o Exercício 2022, as fundações do Grupo Iberdrola destinaram aproximadamente 13.5 milhões de euros a programas de apoio às comunidades onde a Companhia está presente nos âmbitos da formação e pesquisa, ação social, arte e cultura, biodiversidade e esfera institucional.
Para conhecer as atividades de nossos Institutos, acesse:
Fundação Iberdrola España Link externo, abra em uma nova aba. (Versão em espanhol)
ScottishPower Foundation Link externo, abra em uma nova aba. (Versão em inglês)
Avangrid Foundation Link externo, abra em uma nova aba. (Versão em inglês)
Fundación Iberdrola México Link externo, abra em uma nova aba. (Versão em espanhol)
Instituto Neoenergia Link externo, abra em uma nova aba.
Para garantir a adequada coordenação entre os diferentes Institutos, foi constituído, em junho de 2014, o Comitê de Fundações do grupo Iberdrola, responsável por estabelecer uma estrutura adequada de colaboração e coordenar as atividades de interesse geral e de responsabilidade corporativa que lhe forem atribuídas. Actualmente, está em vigor o novo Plano Diretor 2022-2025 para todas as fundações do grupo. Através do Plano Diretor das fundações, estas atualizaram sua missão, visão e valores para incluir, entre suas finalidades e princípios, a contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
-
No mês de junho de 2014, o Conselho de Administração da Iberdrola aprovou uma modificação do sistema de Governança Corporativa em relação às diferentes Fundações do grupo. Essa alteração supõe que cada uma das sociedades subholding está vinculada a entidades de natureza fundacional, separadas da estrutura societária, mas responsáveis por executar, em cada país, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa definida pelo Conselho de Administração da Iberdrola S.A.
O principal objetivo do Comitê de Fundações é assessorar dentro da companhia, sem funções executivas, para dar apoio e assessorar o presidente do Conselho de Administração na elaboração e execução do Plano Diretor, que deverá ser aplicado pelas fundações ou por outras entidades de natureza fundacional, às quais as sociedades do grupo tenham confiado a execução de atividades de interesse geral e de responsabilidade social corporativa. O Comitê também poderá dar apoio e assessorar no planejamento, criação e execução da estratégia de responsabilidade social corporativa do grupo Iberdrola.
O Comitê define a estratégia geral dos Institutos da Iberdrola para impulsionar ações sociais que fomentem o desenvolvimento sustentável com base na solidariedade.
Composição do Comitê das Fundações:
- Ignacio Sánchez Galán, presidente da Iberdrola
- Fernando García Sánchez, presidente da Fundação Iberdrola
- Daniel Alcaín López, diretor de Administração e Controle
- Santiago Martínez Garrido, diretor de Serviços Jurídicos Iberdrola e secretário do Comitê das Fundações Iberdrola
- Ramón Castresana Sánchez, diretor do Comitê das Fundações
-
As Fundações da Iberdrola se comprometem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio de metas concretas em cada área de trabalho definida por este novo Plano Diretor [PDF] Link externo, abra em uma nova aba..