Biodiversidade
Nosso objetivo: ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030
Na Iberdrola, estamos comprometidos em proteger e agir pela natureza, e reforçamos nosso compromisso com o lançamento do nosso Plano de Biodiversidade 2030 [PDF]. Este Plano estabelece os mecanismos para alcançar o ambicioso objetivo de ter um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030 e para conduzir a transformação em direção a um modelo energético em harmonia com a natureza e os seres humanos.
A Iberdrola é um motor de mudança para a natureza com seu Plano de Biodiversidade 2030.
Confira como a Iberdrola promove a energia renovável integrada em seu ambiente natural.
O objetivo de biodiversidade da Iberdrola
A Iberdrola terá um impacto líquido positivo na biodiversidade até 2030. Este objetivo é baseado na aplicação do princípio da hierarquia de conservação durante todo o ciclo de vida de suas instalações e na implementação de mecanismos para identificar, quantificar e monitorar o cumprimento das mesmas.
Plano de biodiversidade 2030
A Iberdrola interage com diferentes ecossistemas e espécies em uma grande área geográfica. Consciente da necessidade urgente de ação para deter e reverter a perda de biodiversidade sem precedentes, exigida pela comunidade científica, a Iberdrola reforça seu compromisso de proteger e agir pela biodiversidade e pela natureza com este Plano de Biodiversidade 2030, que se aplica a todo o grupo Iberdrola.
Este Plano estabelece os mecanismos para alcançar o ambicioso objetivo de ter um impacto positivo líquido na biodiversidade até 2030 e promover a transformação para um modelo energético em harmonia com a natureza e os seres humanos. O plano aborda os impactos sobre os ecossistemas e espécies das atividades do grupo ao longo do ciclo de vida, considerando a cadeia produtiva e criando valor econômico e social por meio dos serviços ecossistêmicos.
O ponto de partida para este Plano é a aprovação em 2007 da Política de Biodiversidade da Iberdrola, que faz parte de seu Sistema Iberdrola de Sustentabilidade e Governança. Em 2021, a Iberdrola, no marco do processo de revisão anual de suas políticas, modificou substancialmente esta Política de Biodiversidade para incorporar a nova ambição. Portanto, o Plano se baseia em anos de trabalho integrando considerações sobre biodiversidade no planejamento estratégico e na tomada de decisões.
Compromisso de não desmatamento
A Iberdrola compromete-se a que sua atividade não gere desmatamento líquido em 2025. Esse compromisso se aplica tanto às ações diretas quanto à cadeia de fornecimento. Os compromissos e procedimentos decorrentes deste Plano de Biodiversidade: aplicação da hierarquia de conservação, compensação de impactos iguais para iguais, aplicação de soluções baseadas na natureza, envolvimento da cadeia produtiva, entre outros, fornecem as ferramentas adequadas para garantir o cumprimento deste compromisso.
O plano: medir, agir e transformar
A Iberdrola aborda o desafio de ter um impacto líquido positivo na biodiversidade com três linhas de ação:
O Plano de Biodiversidade cobrirá 100 % de nossas instalações, que serão avaliadas e terão um plano de ação revisado em 2030. Além disso, para locais prioritários, o alvo será coberto até 2025:
- 2020 Diagnóstico e mapeamento de metodologias de avaliação
- 2020-2021 Definição da Estrutura Contábil da Biodiversidade
- 2021-2022 Testes nas instalações da Iberdrola na Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos e México
- 2025
100 % das instalações
prioritárias são avaliadas e têm um plano de ação de Biodiversidade revisado - 2030 100 % das instalações são avaliadas e têm um plano de ação de Biodiversidade revisado
VER INFOGRÁFICO: Prazo de execução do plano [PDF]
Nossa visão é construir um modelo energético em harmonia com a natureza e os seres humanos
O Plano de Biodiversidade 2030 faz parte do roteiro adotado pela empresa para ser positivo em relação à natureza. Este roteiro inclui, além deste Plano de Biodiversidade, o Plano de Ação Climática e o Modelo de Economia Circular. Este roteiro está integrado na gestão ambiental da empresa, abordando assim nossa interação com os cinco principais fatores de perda de biodiversidade identificados pelo IPBES em seu último relatório: as mudanças no uso da terra e do mar, a superexploração direta das espécies, as mudanças climáticas, a poluição e a disseminação de espécies invasoras.
O que é a biodiversidade e qual seu objetivo?
A biodiversidade — ou diversidade biológica — refere-se à grande variedade de seres vivos que existem no planeta. Engloba também os diferentes ecossistemas marinhos e terrestres, as interações e dependências formadas entre a pluralidade de espécies.
Seu papel é vital, pois protege o funcionamento dos ecossistemas em relação aos seus ciclos: o ciclo da água, o ciclo dos nutrientes, ou o do solo, com sua correta formação. Além disso, um bom equilíbrio biológico favorece a regulação do clima e uma menor contaminação. No que se refere ao ser humano, nos proporciona segurança alimentar, acesso a diferentes matérias-primas e acessibilidade à água limpa. Também previne frente a possíveis desastres naturais, assim como facilita a segurança energética.
Biodiversidade e desenvolvimento sustentável
O fomento ao desenvolvimento econômico e social, o respeito ao meio ambiente e a promoção da biodiversidade global são valores corporativos primordiais para a Iberdrola, que está plenamente alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável seis, treze, quatorze e quinze. O grupo Iberdrola materializa seu compromisso com a conservação e promoção da diversidade biológica dos ecossistemas de acordo com os princípios de atuação estabelecidos em sua Política de Biodiversidade.
Integrando a conservação da diversidade biológica à estratégia do grupo e às decisões sobre projetos de infraestruturas.
A aplicação da hierarquia de mitigação e evitando localização de novas infraestruturas em áreas protegidas ou naquelas que tenham um alto valor em biodiversidade.
Integrando a biodiversidade aos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) do grupo.
Participando de projetos de pesquisa, conservação, educação e sensibilização.
Informando sobre as atuações do grupo em relação à biodiversidade.
A Iberdrola fomenta o conhecimento e a pesquisa, colaborando com os Stakeholders e participando da realização de diferentes estudos para entender o comportamento de espécies e habitats dos países onde está presente. Tal como o projeto Coralizar1 que estuda os efeitos das mudanças climáticas nos recifes de coral, o projeto Flyways que registrou 22 espécies de aves limícolas e migratórias ou a continuação do projeto "Migração de Aves", cujo objetivo é a análise dos movimentos migratórios das aves presentes na Espanha.
1Projeto do Instituto Neoenergia com o World Wide Fund Nature - WWF Brasil.
A Iberdrola também fomenta a conservação de habitats e espécies como os trabalhos da proteção de felinos e mangues no México e colabora em estudos orientados para a melhoria do conhecimento e gestão do capital natural, tal como o Projeto ES Values em colaboração com a Universidade de Salamanca ou o Grupo de Trabalho de Energia e Capital Natural da Natural Capital Factory. Também merece destaque o projeto de aplicação da metodologia do Instituto LIFE realizado nas instalações hidrelétricas do Brasil, que permitirá avaliar o desempenho das ações de proteção e conservação da biodiversidade.
Também cabe destacar sua colaboração na elaboração do Guia Prático de Restauração Ecológica em colaboração com a Iniciativa Empresa e Biodiversidade da Fundação Biodiversidade. Este guia é uma ferramenta metodológica para orientar uma tomada de decisão eficaz a fim de fomentar a Restauração Ecológica em atuações que visam o fortalecimento e a recuperação do capital natural, assim como para lutar contra a perda de biodiversidade.
Gestão, interação e planos de ação
Iniciativas da Iberdrola a favor da biodiversidade
Na Espanha, a Iberdrola destinou 40 milhões de euros entre 2018 e 2019 para proteger a vegetação. A Companhia desenvolve um programa de adequação das linhas elétricas para prevenir eletrocussões e proteger a avifauna. Foram feitas no total mais de 2.700 atuações de manutenção e renovação de linhas elétricas para reduzir qualquer tipo de risco nas instalações. Foram revisados cerca de 30.000 quilômetros de linhas elétricas.
Entre as atuações de biodiversidade em projetos renováveis, se destaca o plano de proteção ambiental desenvolvido na usina solar fotovoltaica de Núñez de Balboa, na Estremadura espanhola. Além da instalação composta por 162 colmeias na usina de Andévalo em Huelva, e 105 em Núñez de Balboa, uma iniciativa que se estenderá a outras instalações fotovoltaicas da companhia na Espanha e através da qual se pretende demonstrar como a localização de agentes polinizadores em instalações de energias renováveis situadas perto de terrenos agrícolas pode melhorar o desempenho dos cultivos e propiciar uma economia circular.
Na Europa, o complexo hidrelétrico do Tâmega, em Portugal, também implica minuciosos estudos específicos de fauna e flora. Entre outras ações, foram feitas 1.000 estações de amostragem e monitoramentos de diferentes espécies durante mais de 80.000 horas.
No Reino Unido, no parque eólico marinho de East Anglia ONE, concebeu-se, antes do início dos trabalhos, um Protocolo específico de mitigação de mamíferos marinhos (MMP).
Além disso, no Brasil, na usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, está sendo desenvolvido um corredor de biodiversidade que conectará áreas de floresta e áreas de conservação permanente da usina nas áreas protegidas do Parque Nacional de Iguaçu.
Na Califórnia, no parque eólico de Manzana, foram colocados aparelhos de radiofrequência e GPS na maioria dos condores deste estado para rastrear seus movimentos.
No México, são realizadas ações para conservar e proteger o Cânion de Fernández, uma das reservas mais importantes do norte do país.
Descubra como protegemos a biodiversidade em alguns dos nossos projetos mais emblemáticos
Programa CONVIVE
A Iberdrola integrou plenamente o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade em sua estratégia de descarbonização, demonstrando que é possível combinar de maneira eficaz o fornecimento de energia limpa e sustentável. E assim, manter o equilíbrio do meio ambiente ao mesmo tempo que se contribui para o desenvolvimento social e econômico.
É por isso que surgiu o Programa CONVIVE, um programa de melhoria contínua que integra todas as iniciativas e alianças que estamos realizando nesta área.
Principais áreas de ação:
- Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico.
- Proteger e melhorar a biodiversidade.
- Aprender com especialistas.
'Call to Action' de Business for Nature
A Iberdrola aderiu à iniciativa Call to Action promovida pela plataforma Business for Nature Link externo, abra em uma nova aba. que exige que os governos atuem já para reverter a perda de biodiversidade nesta década. A declaração — aprovada no dia 21 de setembro de 2020, coincidindo com o 75º Aniversário das Nações Unidas, e apresentada na Cúpula virtual sobre Biodiversidade da ONU em 30 de setembro — conta com o apoio de mais de 560 empresas de 54 países que perfazem uma receita total de 4 trilhões de dólares norte-americanos e proporcionam emprego para 9,5 milhões de pessoas em todos os setores. É a primeira vez que tantas empresas se unem com o objetivo de influenciar as decisões que venham a ser tomadas a partir de agora nesta matéria, uma vez finalizado o Plano Estratégico para a Diversidade Biológica 2011-2020 [PDF] Link externo, abra em uma nova aba..
O manifesto indica que "as sociedades saudáveis, as economias resilientes e os negócios prósperos dependem da natureza", por isso é necessário que os governos atuem com "coragem e urgência" e formulem políticas onde a natureza seja sua principal prioridade. Só assim será possível alcançar o objetivo climático de reduzir o aumento da temperatura média do planeta abaixo de 1,5 ºC estabelecido pelo Acordo de Paris e evitar uma perda catastrófica de biodiversidade.
Pacto pela Biodiversidade
Ao assinar esse pacto, a Iberdrola mostra seu compromisso com a conservação e uso sustentável da biodiversidade. O Pacto [PDF] Link externo, abra em uma nova aba. é uma ação promovida pela Iniciativa Espanhola Empresa e Biodiversidade, do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama), e pela Fundação Biodiversidade, da qual a Iberdrola também é empresa membro.
A Iberdrola faz parte da iniciativa europeia da plataforma EU Business @ Biodiversity Platform.
Projeto ALETEO
A Iberdrola, através de sua filial de Distribuição i-DE, investirá cerca de 200 milhões de euros para adequar e corrigir alguns dos 234.000 apoios elétricos a fim de minimizar o impacto das linhas aéreas na avifauna. Essa atuação, denominada projeto ALETEO [PDF] Link externo, abra em uma nova aba., será realizada entre 2018 e 2025 na Espanha e vai afetar um terço dos apoios instalados pela empresa nas nove regiões autônomas onde opera (Madri, Extremadura, Castela-La Mancha, Valência, Castela e Leão, La Rioja, Navarra, País Basco, Região de Múrcia e Cantábria).
Trabalhos em redes para proteger a avifauna em Villalba (Madri). Transcrição do vídeo (Versão espanhola) Link externo, abra em uma nova aba.
Adequação de apoios elétricos em Albacete (Espanha). Transcrição do vídeo (Versão espanhola) Link externo, abra em uma nova aba.
Programa MIGRA:
Este ambicioso projeto, desenvolvido desde 2011 pela Fundação Iberdrola Espanha em colaboração com a SEO/BirdLife, responde ao compromisso da Iberdrola de trabalhar em prol de uma energia respeitosa com as aves e biodiversidade espanhola.
Um exemplar de andorinhão comum marcado para seu monitoramento. Transcrição do vídeo (Versão espanhola) Link externo, abra em uma nova aba.
O programa procura preservar a avifauna espanhola expandindo o conhecimento dos hábitos migratórios e de reprodução das aves através das últimas tecnologias em sistemas de geolocalização e monitoramento remoto. Com o objetivo de obter todos os detalhes sobre suas viagens migratórias, a duração, a rota que seguem, a velocidade e a altura que voam, onde descansam e se alimentam ou se as rotas são iguais ano após ano, diferentes espécies foram marcadas com dispositivos GPS, o que torna possível que seus movimentos estejam ao alcance de todos em www.migraciondeaves.org Link externo, abra em uma nova aba., assim como ajudam na prevenção sobre possíveis ameaças que possam colocá-las em perigo, ao mesmo tempo que proporcionam informações fundamentais para a realização de estudos científicos relevantes.
Atualmente, o programa MIGRA conta com 1.223 aves marcadas de 34 espécies diferentes — proporcionando informações úteis sobre 745 aves de 33 espécies — e uma base de dados de milhões de localizações graças ao trabalho de mais de 350 colaboradores e 60 entidades colaboradoras espanholas e estrangeiras.
Através do programa Migra foi possível saber que as águias-calçadas e os milhafre-pretos invernam na faixa territorial do Sahel ou que a cegonha-branca alterou sua estratégia migratória devido à mudança global provocada pela ação humana. Sabemos também que o rolieiro-europeu passa o inverno na Namíbia e em Botsuana, a mais de 9.000 quilômetros de seus ninhos e, de acordo com a população faz uma viagem migratória diferente.
Um recente estudo revelou que nosso andorinhão-preto, uma das aves terrestres que mais se movimentam do mundo, apresenta um padrão de migração único conhecido como migração "em cadeia", em oposição à migração "saltitante" ou "leapfrog" habitual. Nesta última, as populações do norte invernam em áreas mais ao sul, razão pela qual realizam uma migração mais longa do que as populações do sul. Por outro lado, na migração "em cadeia", as diferentes populações migram a mesma distância, alcançando áreas de invernada consecutivas. Esta só tinha sido observada até a presente data em duas espécies: no gavião-miúdo (Accipiter striatus) e no ganso-patola (Morus bassanus). Além disso, os andorinhões do sul da Europa são maiores, têm mais filhotes e começam antes a migração, chegando assim às melhores áreas de invernada.
Os resultados do projeto MIGRA são publicados em uma coleção de monografias digitais Link externo, abra em uma nova aba. e em diversas revistas científicas e de divulgação, permitindo melhorar as medidas de conservação das espécies.
Estudo sobre o impacto das mudanças climáticas no abutre-barbudo:
Iberdrola — através de sua fundação — e da Fundação para a Conservação do Abutre-Barbudo (FCQ sigla em espanhol) apresentaram os resultados do A Estudo sobre o efeito das mudanças climáticas na população do abutre-barbudo dos Pirinéus Centrais. O estudo indica a presença de mais de 800 mosquitos, moscas pretas e moscas da areia, como portadores do vírus da malária aviária, uma doença muito mais grave e perigosa para as aves do que se imaginava.
Projeto LIFE+ Tetraz cantábrico:
O programa para a conservação dessa espécie endêmica, emblemática e em perigo de extinção da Cordilheira Cantábrica trabalhou ativamente entre 2010 e 2016 com o duplo objetivo de impedir seu declive e fomentar sua recuperação.
TODA A INFORMAÇÃO SOBRE
BIODIVERSIDADE
Que planos de proteção da biodiversidade são realizados?
A Iberdrola já trabalha há vários anos com um plano de ação de biodiversidade definido. Trata-se de um plano estratégico motivado por quatro princípios de atuação definidos em sua política de biodiversidade: proteger, conhecer e conservar a biodiversidade, e conscientizar e informar os Stakeholders. Nas diversas unidades operacionais, esse plano de ação estratégico se traduz em linhas de atuação e programas de trabalho, tais como os de proteção da fauna e flora ou de redução da poluição.
O âmbito de aplicação do plano de ação abrange todo o ciclo de vida das instalações (projeto, construção, operação e desmantelamento). Dessa forma, os projetos de construção são realizados com a aplicação da hierarquia de mitigação no processo de avaliação de impacto ambiental e na fase de operação através da gestão ambiental integrada do grupo.
Qual a importância real das florestas em nosso ecossistema?
É inegável a importância das florestas do mundo, pois são ecossistemas vitais para a conservação da biodiversidade do planeta. Para alcançar o desenvolvimento sustentável é necessário cuidar delas, cientes de que são finitas e imprescindíveis para a vida. Sem elas não existiria água potável, ar puro nem muitos dos alimentos necessários. As florestas primárias são importantes não só por serem fontes de oxigênio, mas também porque mitigam as mudanças climáticas uma vez que absorvem da atmosfera o dióxido de carbono, reduzindo assim o efeito estufa.
Qual é a política de biodiversidade da Iberdrola?
O desenvolvimento dos negócios do Grupo provoca, inevitavelmente, interações com diversos ecossistemas. Por isso, estamos comprometidos com a proteção da biodiversidade e a conservação do meio ambiente. Além disso, favorecemos uma cultura social que visa incentivar a conscientização de todos os Stakeholders, identificando ações concretas que ajudem na conservação de ambientes naturais e atuem contra a perda de biodiversidade em prol dos seres vivos e da conservação das espécies.
Conheça os detalhes de nossa política de biodiversidade.
Qual é a importância da biodiversidade para a conservação da vida?
A biodiversidade influencia muito na conservação dos seres vivos. Se não tivermos em conta a importância da biodiversidade, atuando com uma abordagem a favor da sustentabilidade e respeitando as regras de conservação do meio ambiente, estaremos agindo contra o próprio benefício do ser humano. A perda de biodiversidade repercute diretamente em nossa segurança alimentar, em nossa vulnerabilidade no caso de desastres naturais, no acesso à água limpa e na extinção de espécies.
A exploração excessiva dos recursos bioloÌgicos e seu efeito negativo na biodiversidade
O impacto do ser humano é causa direta da perda de biodiversidade. Não saber gerenciar os recursos, ignorando que são finitos, traz como consequência o esgotamento dos recursos naturais. A constante atividade humana, o inegável excesso de exploração dos recursos com uma velocidade superior à de sua regeneração natural são fatores que dificultam a vida e acarretam a perda de biodiversidade. O desmatamento e a pesca predatória são claros exemplos disso.
Explicamos o que é o excesso de exploração e quais são suas consequências nos recursos naturais.
Que animais estão em perigo de extinção?
A biodiversidade mundial sofre uma redução sem precedentes. Segundo um relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), mais de um milhão de espécies estão em perigo de extinção e poderiam desaparecer em poucas décadas. O relatório identifica os animais que estão em perigo de extinção devido às mudanças climáticas (as quais serão responsáveis por 5% desse desaparecimento se a temperatura aumentar 2 °C). O habitat natural da fauna é prejudicado pelo aquecimento global aumentando, consequentemente, o risco de extinção. Entre as espécies mais ameaçadas aparecem os gafanhotos e a centopeia de Madagascar, o antílope da áfrica e o leopardo-das-neves. No entanto, não só as mudanças climáticas afetam a biodiversidade, uma vez as alterações no uso do solo, a poluição e a exploração excessiva das espécies representam ameaças tão importantes ou inclusive mais graves para sua conservação do que as mudanças climáticas.
De que forma devemos lidar com a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do sistema?
A biodiversidade e sua conservação estão irremediavelmente condicionadas pela interferência humana no meio ambiente. Para não gerar problemas ambientais que resultem na perda de biodiversidade, é preciso executar medidas de conservação e saber implantá-las. A conservação é um princípio básico na política ambiental do Grupo Iberdrola, comprometido com a biodiversidade dos ecossistemas, paisagens e espécies onde desenvolve suas atividades.
Além disso, a conservação do meio ambiente também pode ser favorecida através de pequenas ações que podem ser realizadas por cada um de nós em nosso dia a dia: usar produtos reutilizáveis, fechar bem as torneiras, utilizar o transporte público, separar o lixo ou consumir produtos ecológicos.
Qual é a importância da proteção e da conservação da biodiversidade?
Defender a biodiversidade e os ecossistemas significa proteger a nós mesmos como espécie, pois dependemos deles para nossa própria sobrevivência. As florestas são os mais diversos ecossistemas terrestres, reduzem o aquecimento global e acabam com a poluição da água. A biodiversidade ajuda, entre outras coisas, a polinizar as flores e os cultivos. Da natureza obtemos comida e remédios, enquanto os micro-organismos nos ajudam na fertilização do solo. São inumeráveis os benefícios que a diversidade biológica proporciona a todos os seres vivos. Por isso, devemos cuidar das interações nos ecossistemas e ter bem definidas as áreas de conservação ambiental. O nosso dever como espécie é favorecer a transição ecológica, mitigando as emissões de gases de efeito estufa, melhorando a eficiência energética e, consequentemente, a sobrevivência da flora e fauna do planeta.
A biodiversidade e sua conservação devem ser uma aposta segura para garantir nosso futuro
Apostar na conservação do planeta é apostar na conservação da biodiversidade. A diversidade biológica protege o funcionamento dos ciclos vitais da água, dos nutrientes ou do solo. Por essa razão, é preciso minimizar o impacto do ser humano no meio ambiente para garantir a segurança alimentar e o acesso à água limpa e às diferentes matérias-primas, entre outros. Também é uma aposta para prevenir desastres naturais. Portanto, nas políticas de atuação, entre os vários objetivos de desenvolvimento, é preciso focar principalmente na conservação da diversidade biológica e garantir a proteção das áreas de conservação ambiental.
De que forma as mudanças climáticas afetam a biodiversidade?
As mudanças climáticas são uma das causas diretas da perda de biodiversidade. O aquecimento global e as mudanças climáticas mundiais fazem com que muitas espécies animais e vegetais não se adaptem à situação e abandonem seus habitats de referência no caso de secas, excesso de chuvas ou eventos climáticos extremos. Muitos dos animais que sofrem as mudanças climáticas serão condenados à extinção dada a impossibilidade de se adaptarem aos efeitos das mudanças. Consequentemente, as políticas de conservação são tão importantes para cuidar das espécies e dos ecossistemas.
O que significa a gestão ambiental?
A gestão ambiental é a estratégia que os diferentes organismos utilizam para que suas atividades causem o menor impacto possível no meio ambiente e na natureza. Trata-se de procurar o equilíbrio entre os interesses geoeconômicos e a conservação ambiental. Existem diferentes abordagens de controle de gestão de acordo com o campo de ação. Por um lado, a prevenção de conflitos ambientais futuros, a correção do problema ambiental no presente ou a recuperação da degradação ambiental do passado. Segundo essa abordagem de gestão, así será la política ambiental de un determinado organismo y así se comportará con los recursos naturales.
O que são áreas protegidas?
As áreas protegidas são extensões de terreno ou de mar que se protegem para não perder sua biodiversidade, geodiversidade e os recursos naturais e culturais das mesmas. Contêm ecossistemas naturais ameaçados ou com um especial interesse ecológico, educativo ou científico, entre outros. São normalmente reconhecidas como patrimônio natural, protegendo-se cuidando-se da sua diversidade biológica e do habitat das espécies.
De acordo com o mapa de áreas protegidas, o Grupo Iberdrola seleciona a localização de novas infraestruturas, evitando os espaços protegidos ou de alto impacto para a biodiversidade.
Quais são os princípios de conservação da biodiversidade?
O Grupo Iberdrola desenvolve diferentes ações para favorecer a conservação da biodiversidade dos diferentes ecossistemas onde realiza suas atividades. Tais princípios englobam: integrar a conservação ambiental na tomada de decisão das diferentes fases de seus projetos de infraestrutura; aplicar uma abordagem preventiva para a conservação do meio ambiente; a compensação do impacto causado e a restauração do capital natural ou a proteção de espécies e habitats via uma conservação positiva e a realização de pesquisas.
Quais são os princípios básicos da gestão ambiental?
O Grupo Iberdrola definiu uma série de princípios básicos de gestão em sua política ambiental com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável e evitar a degradação ambiental. Entre eles podemos citar: respeitar o regulamento ambiental vigente nos países onde opera; conhecer e avaliar continuamente os riscos que implicam suas instalações; prevenir tais riscos; o consumo responsável ou incluir a dimensão ambiental nos processos de decisão sobre investimentos e planejamento. Em suma, trata-se de princípios éticos básicos para respeitar e garantir a biodiversidade e os ecossistemas.
De que forma podemos gerenciar a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental?
O fato de alcançar a eficiência energética e de promover a sustentabilidade ambiental será possível através do uso responsável da energia e da defesa de tecnologias eficientes que permitam reduzir o consumo de energia. A Iberdrola promove o uso responsável da energia e prioriza especialmente a otimização de toda a sua cadeia energética (geração, transmissão e distribuição). Nunca perdemos de vista o nosso objetivo de proteger a biodiversidade e os ecossistemas.
No entanto, as pequenas ações também contam. Por isso, qualquer moradia pode conseguir sua própria eficiência energética e a sustentabilidade para proteger a diversidade biológica em pequena escala, lutando contra as mudanças climáticas. Apostar nas energias renováveis, eletrodomésticos de baixo consumo ou aplicar algumas regras simples de uso da energia particular.
Que impactos o Protocolo GEE pode causar na conservação da biodiversidade?
O Protocolo dos Gases de Efeito Estufa oferece uma maneira padronizada de calcular e contabilizar as emissões dos gases de efeito estufa. Permite a comparação de resultados entre organizações e au longo do tempo, para saber melhor se eles ocorreram na redução de emissões e avaliar os benefícios climáticos. Essa ferramenta internacional pode contribuir bastante para manter a biodiversidade e cuidar dos ecossistemas. Saber os índices e os padrões do protocolo ajuda a orientar as políticas de luta contra as mudanças climáticas, os cuidados necessários e a promoção da biodiversidade de empresas e organizações.