Global Smart Grids Innovation Hub
Global Smart Grids Innovation Hub: mudemos o presente para liderar o futuro em redes inteligentes
Smart Grids Redes eléctricas P+D+I
O Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola, localizado em Bilbao, consolida sua posição como um centro mundial de inovação e conhecimento em redes inteligentes para ajudar a responder aos desafios da transição energética. O centro atua plataforma indutora de inovação, combinando a capacidade tecnológica da Iberdrola com a das mais de 100 entidades e empresas colaboradoras.
Apresentação em vídeo do Centro Internacional de Inovação em Redes Inteligentes da Iberdrola (GSGIH) em Bilbao, Espanha - áudio em espanhol.
Global Smart Grids Innovation Hub: Onde começa a inovação. Transcrição do vídeo Link externo, abra em uma nova aba..
O Negócio de Redes da Iberdrola, através do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH) – Centro Mundial de Inovação em Redes Inteligentes –, criou um ecossistema para promover a inovação, desenvolvendo talentos através da colaboração com universidades, o que oferece oportunidades aos estudantes e prepara os profissionais do futuro.
A iniciativa reúne o potencial inovador de mais de 200 profissionais no desenvolvimento de projetos de P&D&I relacionados com os desafios das redes elétricas do futuro, incluindo maior digitalização, o processamento dos dados gerados por essas infraestruturas e a resposta, em termos de robustez e flexibilidade, da rede elétrica a novos modelos de consumo, tais como mobilidade elétrica e autoconsumo.
start-ups e universidades para estimular sua capacidade industrial e acelerar os processos de inovação.
Além disso, o centro é estabelecido como um espaço tecnológico colaborativo orientado para o mercado, onde os melhores talentos internacionais estarão sempre em contato com fornecedores,Missão: Liderar a transição energética
A Iberdrola quer manter-se na liderança da transição energética desenvolvendo novos negócios e modelos tecnológicos em redes de distribuição. O sistema elétrico está passando por uma transformação sem precedentes e as redes se tornaram uma pedra angular da revolução energética; uma plataforma essencial para avançar em direção a uma economia descarbonizada, que favorece o desenvolvimento de um sistema elétrico com mais fontes renováveis, mobilidade sustentável, cidades inteligentes e autoconsumo.
Com a criação do Global Smart Grids Innovation Hub, o grupo pretende dobrar o número de projetos de inovação em redes inteligentes, consolidando e ampliando o atual e bem-sucedido modelo de colaboração com fabricantes de equipamentos elétricos. Para tal, o grupo Iberdrola identificou desde o início mais de 120 projetos para seu futuro desenvolvimento no valor de 130 milhões de euros.
Desde que este centro iniciou sua atividade, foram registrados projetos de P&D&I por um investimento total estimado de 42 milhões de euros na Iberdrola Redes España. Além disso, foram feitos acordos com 100 parceiros tecnológicos para o desenvolvimento de soluções de digitalização de redes, integração de energias renováveis, implantação de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
Prova de sua relevância é a visita feita pela Plataforma Europeia de Tecnologia e Inovação para Redes Inteligentes para a Transição de Energia (ETIP SNET) para oferecer um de seus workshops, especificamente o da Região Ocidental, que contou com a presença de participantes da França, Irlanda, Portugal e Reino Unido. Estes workshops, realizados em estreita colaboração com especialistas da Comissão Europeia, tem como objetivo identificar questões de pesquisa e inovação (P&I) não resolvidas e monitorar a implementação de atividades de P&I em nível nacional e regional dentro da União Europeia, garantindo a coerência entre as visões nacionais e europeias e estimulando a troca de conhecimento entre os participantes.
Linhas estratégicas do Global Smart Grids Innovation Hub
-
Fornecer novos equipamentos para infraestruturas de rede que permitam o desenvolvimento de processos digitais para oferecer o melhor serviço a nossos clientes.
-
Manter a eficiência das redes de distribuição através da integração de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada e gêmeos digitais nos processos de distribuição.
-
Incluir novas funcionalidades nas instalações que melhoram a segurança dos trabalhadores com o uso de robôs e drones.
-
Proporcionar à rede a conexão de novas soluções que permitam uma operação flexível e incentivem a eletrificação da economia.
-
Proteção da fauna e da flora para buscar um equilíbrio entre a coexistência de infraestruturas e a sustentabilidade ambiental.
-
Apoiar um tecido tecnológico inovador que ajude a aumentar a resiliência e a segurança da rede.
Promovemos o desenvolvimento das redes inteligentes do futuro
A atividade do centro será estruturada em torno de três grandes eixos:
Atividade tecnológica
É a principal, definida e liderada pela Iberdrola para fortalecer seu conhecimento e posicionamento atual e futuro em termos de smart grids. No âmbito dessa atividade, destacam-se quatro linhas estratégicas:
Atividade não tecnológica
Para tirar o máximo proveito do ecossistema local e aproveitar as futuras oportunidades em âmbito mundial. Inclui programas de bolsas de estudo, de incubação e aceleração e acordos com instituições acadêmicas locais e referências mundiais.
De gestão
Controle e visibilidade de todas as atividades, controle de orçamentos, sinergias e colaborações com parcerias tecnológicas e instituições bascas, etc.
'Start-Up challenges': Impulsionando a colaboração com 'start-ups'
Um dos pontos de interesse desse novo hub é a colaboração com start-ups de todo o mundo. Dessa forma, entre outras iniciativas, a companhia já lançou cuatro challenges internacionais em busca de soluções inovadoras relacionadas à Área de Redes.
-
A partir da PERSEO, estamos lançando um novo desafio para encontrar um sistema de automação para os elementos ergonômicos e de segurança das salas de controle das subestações elétricas, para melhorar e garantir sua regulamentação por meio da inovação.
A partir do programa de start-ups da Iberdrola, PERSEO, lançamos um desafio em busca de ideias disruptivas e eficientes para monitorar nosso extenso cabeamento subterrâneo e detectar possíveis incidentes, especialmente nas juntas dos cabos.
- Facebook Buscamos soluções inovadoras para monitorar o cabeamento subterrâneo da nossa rede elétrica
- Twitter Buscamos soluções inovadoras para monitorar o cabeamento subterrâneo da nossa rede elétrica
- Linkedin Buscamos soluções inovadoras para monitorar o cabeamento subterrâneo da nossa rede elétrica
-
A solução tecnológica da Alteria Automation foi a vencedora do Start-up Challenge: Tecnologia wifi de sensores em centros de transformação. Seu avançado sistema de sensores maximizará a segurança de nossos centros de transformação na Espanha em caso de qualquer incidente.
- Facebook Premiamos a 'start-up' Alteria Automation, que integrará seus sensores avançados às redes inteligentes da nossa empresa de distribuição
- Twitter Premiamos a 'start-up' Alteria Automation, que integrará seus sensores avançados às redes inteligentes da nossa empresa de distribuição
- Linkedin Premiamos a 'start-up' Alteria Automation, que integrará seus sensores avançados às redes inteligentes da nossa empresa de distribuição
A solução digital da Woza Labs ganhou o start-up challenge Resiliência das redes elétricas frente a desastres naturais. Graças a seu conhecimento dos sistemas de informação geográfica e da análise de imagens de satélite, a start-up projetará um programa que ajudará a área de Redes a planejar e quantificar os riscos climáticos que podem causar danos em nossas redes.
- Facebook Woza Labs desenvolverá software para prever os danos que as mudanças climáticas podem causar em nossos ativos de rede
- Twitter Woza Labs desenvolverá software para prever os danos que as mudanças climáticas podem causar em nossos ativos de rede
- Linkedin Woza Labs desenvolverá software para prever os danos que as mudanças climáticas podem causar em nossos ativos de rede
Mais de 1.000 m2 para se tornar uma referência mundial em inovação
O hub de inovação cobre mais de 1.000 m2 na sede do negócio de Redes, situada no Centro Corporativo José Ignacio Berroeta (Bilbao), e conta com cinco laboratórios para testar e agilizar os desenvolvimentos, além de uma sala de desenvolvimento de projetos e outra de desenvolvimento criativo, postos de trabalho individuais e área de coworking, e um anfiteatro para apresentações e formação.
O GSGIH conta com a colaboração do Conselho Provincial de Biscaia, que facilitará a interação com um ecossistema dinâmico, totalmente inovador e empreendedor. Está conectado, além disso, à estratégia Biscay Startup Bay, pois também se converterá em um lugar de scale-up das start-ups do setor energético que se instalem na Torre Bizkaia.
Inauguração do centro
O Global Smart Grids Innovation Hub foi implementado em outubro de 2021 na presença do presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e do deputado-geral da Bizkaia, Unai Rementeria. Galán explicou que "conseguimos perceber antes que qualquer outro que nossa aposta na descarbonização só poderia ser ganhadora se digitalizássemos as redes elétricas", e lembrou que a metade dos 150 bilhões de euros do plano de investimento da companhia até 2030 será destinada às redes.
No mesmo ano, o Rei Felipe VI se reuniu em novembro com as empresas colaboradoras do Global Smart Grids Innovation Hub, acompanhado pelos lehendakari, Iñigo Urkullu; a vice-presidenta do Governo, Nadia Calviño; o deputado geral de Bizkaia, Unai Rementeria; o prefeito de Bilbao, Juan Mª Aburto; e Ignacio Galán. O Rei se interessou pelos diversos projetos e, especificamente, pelo desenvolvimento de redes inteligentes, sua sustentabilidade, eficiência e como resultarão na qualidade dos serviços.
O Rei Felipe VI visita em Bilbau o centro tecnológico da Iberdrola que definirá as redes elétricas do futuro.
O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o deputado-geral da Bizkaia, Unai Rementeria, inauguram o Global Smart Grids Innovation Hub.